Documentos:
» Pesquisar
Date Picker
» Notícias
NÚCLEO DE ESPIGUEIROS
2009-05-18 12:12:00

INTRODUÇÃO

 

A presente proposta visa a classificação do imóvel constituído pelo grupo de espigueiros galaico-minhotos do lugar de Selim, freguesia do Couto, concelho de Arcos de Valdevez, e referente à definição de duas prováveis áreas de classificação sendo uma delas, definida por A, aquela que apresenta maior urgência de observação e consequente prioridade e predominância, sendo o alvo de trabalho desta proposta.

As características históricas e arquitectónicas, e sobretudo o sensível estado de conservação, bem como a ameaça permanente de venda e transladação dos espigueiros para outras zonas, levam a Junta de Freguesia do Couto a propor a protecção legal do monumento, na certeza que este enquadramento permitirá de forma mais correcta, prever e estabelecer formas céleres e objectivas de preservação e valorização destas estruturas arquitectónicas de alto valor patrimonial e etnográfico.

 

DESCRIÇÃO E CARACTERÍSTICAS DO IMÓVEL

 

Localização: O conjunto monumental referenciado situa-se no lugar de Selim freguesia do Couto, integrando administrativamente o concelho de Arcos de Valdevez e o distrito de Viana do Castelo.

O acesso é efectuado pela rede viária nacional desde a Vila de Arcos de Valdevez pela EN 202-2 (Arcos de Valdevez-Monção); antes da povoação de Couto em entroncamento existente na via referenciada, saída à direita, tomando a estrada municipal 1292 até Selim.

As suas coordenadas geográficas UTM de implantação na Folha 16 da CMP são NG 503 371.

 

Enquadramento: Rural, em zona de afloramento de grandes dimensões.

 

Descrição: Conjunto total! de 20 espigueiros, composto por um grupo de 4 junto do entroncamento do Caminho Central de Selim com os caminhos do Vale e do Curtinheiro; o espigueiro que fica mais junto à via, transferido do outro lado do caminho para o actual, era onde antigamente eram afixados os avisos e editais, por ser o local mais central do lugar, e mais movimentado, em virtude do caminho do Vale e o Caminho do Curtinheiro terem sido as principais vias de atravessamento do lugar, especialmente pelas pessoas de alguns lugares de Carralcova, que dessa freguesia por aí se deslocavam a pé, ou a cavalo, para a sede do concelho.

A este grupo, acresce um núcleo principal de 12 localizados na Eira das Lages e mais 4 à volta desta, em Selim, tendo quatro deles datas de 1816, Maio 1861 (67?), 10 1888, e 1887; este último, situado junto do Caminho do Alto do Quinteiro e da descida para o ribeiro, foi vendido nos princípios de Novembro de 2004 para ser implantado numa residência no lugar d' Aldeia (Estrada d' Aldeia, N.° 514). desta freguesia do Couto.

 

Cronologia: - século XIX

 

Tipologia: Arquitectura civil pública; época contemporânea.

 

CONCLUSÃO

 

Face à valia e interesse patrimonial do imóvel, a Junta de Freguesia do Couto concelho de Arcos de Valdevez, propõe ao IPPAR a classificação da zona indicada segundo a designação mais apropriada (MN, IIP ou VC).

TODAS AS NOTÍCIAS
Autarcas 2017/2021
Data de publicação:
2017-11-20 11:47:00
NÚCLEO DE ESPIGUEIROS
Data de publicação:
2009-05-18 12:12:00
PAGINADOR:
[1]
Autarcas 2017/2021...
2017-11-20 11:47:00 Veja aqui os autarcas...
NÚCLEO DE ESPIGUEIROS...
2009-05-18 12:12:00 Proposta de Classificação - A presente proposta visa a classificação do imóvel constituído pelo grupo de espigueiros galaico-minhotos do lugar de Selim...
Tempo Viana do Castelo